English [en]   Deutsch [de]   español [es]   français [fr]   日本語 [ja]   português do Brasil [pt-br]   русский [ru]  

Free Software Free Society

Together we have the opportunity to empower the world through the use of free software. The only way to counter proprietary software companies and the billions of dollars they use to strip user rights is through the power of your voice and your generosity. Read more.

148 Joined
600 New Members

Malware proprietário → Amarração

Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Amarração proprietária


O software não livre (proprietário) é muitas vezes um malware (projetado para maltratar o usuário). O software não livre é controlado por seus desenvolvedores, o que os coloca em uma posição de poder sobre os usuários; isso é a injustiça básica. Os desenvolvedores e fabricantes muitas vezes exercem esse poder em detrimento dos usuários que deveriam servir.

Isso geralmente assume a forma de funcionalidades maliciosas.


Amarrar um produto ou programa significa projetá-lo para funcionar apenas através da comunicação com um servidor específico. Isso é sempre uma injustiça, pois significa que você não pode usar o programa sem esse servidor. Também é uma injustiça secundária se você não puder se comunicar com o servidor de outra maneira.

Em alguns casos, a amarração é usada para fazer coisas desagradáveis específicas para os usuários. Esta página relata casos em que a amarração foi usada para prejudicar os usuários diretamente.

Se você conhece um exemplo que deveria estar nesta página, mas não está aqui, por favor escreva para <webmasters@gnu.org> para nos informar. Por favor, inclua a URL de uma ou duas referências confiáveis para servir como comprovação específica.

TOPO

[Logo da FSF]“A Free Software Foundation (FSF) é uma organização sem fins lucrativos com a missão global de promover a liberdade de usuários de computador. Nós defendemos os direitos dos usuários de software.”

PARTICIPE COMPRE