English [en]   Deutsch [de]   español [es]   français [fr]   日本語 [ja]   português do Brasil [pt-br]   русский [ru]  

Malware proprietário → Amarração

Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Amarração proprietária


O software não livre (proprietário) é muitas vezes um malware (projetado para maltratar o usuário). O software não livre é controlado por seus desenvolvedores, o que os coloca em uma posição de poder sobre os usuários; isso é a injustiça básica. Os desenvolvedores e fabricantes muitas vezes exercem esse poder em detrimento dos usuários que deveriam servir.

Isso geralmente assume a forma de funcionalidades maliciosas.


Amarrar um produto ou programa significa projetá-lo para funcionar apenas através da comunicação com um servidor específico. Isso é sempre uma injustiça, pois significa que você não pode usar o programa sem esse servidor. Também é uma injustiça secundária se você não puder se comunicar com o servidor de outra maneira.

Em alguns casos, a amarração é usada para fazer coisas desagradáveis específicas para os usuários. Esta página relata casos em que a amarração foi usada para prejudicar os usuários diretamente.

Se você conhece um exemplo que deveria estar nesta página, mas não está aqui, por favor escreva para <webmasters@gnu.org> para nos informar. Por favor, inclua a URL de uma ou duas referências confiáveis para servir como comprovação específica.

TOPO

[Logo da FSF]“A Free Software Foundation (FSF) é uma organização sem fins lucrativos com a missão global de promover a liberdade de usuários de computador. Nós defendemos os direitos dos usuários de software.”

PARTICIPE COMPRE