Esta tradução pode não refletir as alterações feitas desde 2022-04-26 ao original em Inglês.

Você deveria dar uma olhada nas alterações. Por favor, veja o README de traduções para informações sobre a manutenção de traduções a este artigo.

Ajudando o Projeto GNU e o Movimento Software Livre

Dizer não ao uso de um programa não livre ou a um desserviço online em até mesmo uma ocasião ajuda a causa da liberdade do software. Dizer não para usá-lo com outras pessoas ajuda ainda mais. E se você disser que é pela defesa de sua liberdade, isso ajuda ainda mais.

Além disso, você também pode ajudar oferecendo-se para trabalhar. Esta página lista muitos tipos de trabalho de que precisamos.

Para questões gerais sobre o Projeto GNU, envie um e-mail para <gnu@gnu.org> e para questões e sugestões sobre esse site, envie um e-mail para <webmasters@gnu.org>.

Ajude no desenvolvimento do sistema operacional GNU

Se você deseja se voluntariar para trabalhar em softwares GNU, veja como se voluntariar.

Por favor, deixe os Coordenadores de Voluntários GNU <gvc@gnu.org> saberem se você começar um pacote que você localizou naquelas listas. Nós queremos manter rastro de quais tarefas estão sendo trabalhadas.

Ao escrever software para o GNU, por favor siga os documentos Padrões de Codificação GNU e Informações para Mantenedores de Software GNU.

Nós algumas vezes oferecemos software que já faz substancialmente a mesma tarefa como um pacote existente GNU. Apesar de, é claro, nós apreciarmos todas as ofertas, naturalmente nós gostamos de encorajar programadores a dedicar seu tempo escrevendo software livre para fazer novos trabalhos, que ainda não foram resolvidos. Então, antes de começar um novo programa, por favor, confira o Diretório de Software Livre para software livre que já faz o trabalho.

Nós podemos oferecer alguns recursos para ajudar desenvolvedores de software GNU.

Os Coordenadores de Voluntários GNU <gvc@gnu.org> podem auxiliá-lo caso você tenha interesse em ajudar o desenvolvimento de software GNU. Eles poderão lhe colocar em contato com outra pessoa interessada em trabalhar, ou que já esteja trabalhando, em projetos similares. Quando você tiver selecionado uma tarefa de suas listas de tarefas, por favor deixe-os saber que você está interessado em trabalhar nisso.

Ajude apoiando o desenvolvimento do GNU e usando-o

Essa lista está ordenada basicamente com os itens mais urgentes próximo ao topo. Por favor, note que muitas coisas nesta lista se vinculam a listas maiores e expandidas.

  • Ajude com o Savannah. Em especial, estamos procurando por voluntários para atuar na área técnica de administração de sistemas para ajudar com suporte na infraestrutura subjacente. Voluntários a ajudar com submissões de projetos pendentes também são muito bem-vindos. Por favor, veja essas informações gerais sobre como se tornar um hacker de savannah. Por favor, se comunique com nós na lista de discussão savannah-hackers-public.
  • Organize um novo Grupo de Usuários GNU/Linux.
  • Voluntarie-se como um Webmaster GNU. Comece completando o questionário de webmaster.
  • Traduza o site do GNU para outros idiomas. Cada equipe de tradução precisa de vários membros que são falantes nativos do idioma alvo (e fluente em inglês), mas também precisa de pelo menos um membro que seja um falante nativo de inglês (e fluente no idioma alvo). Mais informações sobre essa questão pode ser encontrada no Guia para a Tradução de Páginas Web no www.gnu.org. Escreva para <web-translators@gnu.org> se quiser ajudar.
  • Precisamos de falantes nativos de inglês com um bom domínio do idioma para revisar o texto em inglês escrito por mantenedores de pacotes GNU e outros voluntários. Estes textos podem ser artigos sobre vários assuntos relacionados a software livre, documentação ou, em alguns casos, manuais do GNU para serem preparados para impressão. Para ajudar com isso, assine a lista de revisores de documentação do GNU.
  • Quando estiver falando com pessoas que não valorizam liberdade e comunidade, você pode mostrar para eles as muitas vantagens práticas do software livre (veja Por que Código Aberto / Software Livre? Veja os Números! para algumas evidências úteis). Mas não deixe de mencionar as questões éticas também! Não deixe a pressão deles mudar sua voz para uma voz de código aberto.
  • Certifique-se que ensaios de nossa página de filosofia e outras URLs do GNU sejam vinculadas com frequência nas categorias apropriadas. Se você tiver interesses em nos ajudar com essa tarefa, por favor contate os Coordenadores de Voluntários GNU <gvc@gnu.org>.
  • Doe hardware para a FSF.
  • Assuma um dos trabalhos que nós precisamos que seja feito para esse servidor web.
  • Se você ou sua empresa trabalham apoiando ou desenvolvendo software livre de algumas formas, você mesmo (ou sua empresa) pode listar no Diretório de Serviços.
  • Se você possui uma empresa que precisa contratar pessoas para trabalhar com software livre, você pode divulgar em nossa Página de Trabalhos de Software Livre.
  • Voluntarie-se para contatar empresas e sugerir que eles usem nossa Páginas de Trabalhos de Software Livre para publicar suas publicações de trabalhos. Se você tiver interesse nisso, por favor contate <job-page@fsf.org>.

Espalhe a consciência sobre GNU e o Movimento de Software Livre

Ajude a melhorar o h-node.org

h-node.org é um repositório que contém informações sobre o quão bem um hardware em particular funciona com software livre.

Ajuda é necessária em:

Para outras formas de ajuda, veja https://h-node.org/wiki/page/en/Main-Page. Para se comunicar com os usuários/desenvolvedores do h-node.org, use suas listas de discussão.

Voluntarie-se e doe para a Free Software Foundation

A Free Software Foundation é a patrocinadora organizacional principal do Sistema Operacional GNU. A FSF também ajuda a espalhar a consciência das questões éticas e políticas da liberdade de software.

Como o GNU, a FSF também consegue muita de sua força a partir de voluntários. É um grande lugar para se voluntariar e uma ótima comunidade para se juntar, especialmente se você não tiver um conhecimentos técnicos para contribuir diretamente para o desenvolvimento do software livre. Acesse a página de voluntariado da FSF para os primeiros passos ou a página principal para aprender mais sobre a organização.

Apoie a FSF e o Projeto GNU financeiramente se tornando um membro associado da FSF, doando para a FSF, comprando manuais, camisas, adesivos e equipamentos da FSF, ou comprando software livre e doando alguns dos rendimentos à FSF ou outra organização de software livre. Ao financiar o desenvolvimento, você pode fazer avançar o mundo do software livre.