English [en]   العربية [ar]   български [bg]   català [ca]   čeština [cs]   dansk [da]   Deutsch [de]   ελληνικά [el]   español [es]   فارسی [fa]   français [fr]   galego [gl]   hrvatski [hr]   italiano [it]   日本語 [ja]   Nederlands [nl]   polski [pl]   português do Brasil [pt-br]   română [ro]   русский [ru]   Shqip [sq]   српски [sr]   简体中文 [zh-cn]   繁體中文 [zh-tw]  

Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Filosofia do Projeto GNU

Acesse audio-video.gnu.org para gravações de discursos do Richard Stallman.

Software livre significa que os usuários do software têm liberdade. (A questão não é sobre o preço.) Nós desenvolvemos o sistema operacional GNU de modo que os usuários possam ter liberdade no uso do computador.

Especificamente, software livre significa que os usuários têm as quatro liberdades essenciais: (0) para executar o programa; (1) para estudar e mudar o código-fonte do programa; (2) para redistribuir cópias exatas e (3) para distribuir versões modificadas.

O software difere dos objetos materiais — como cadeiras, sanduíches e gasolina — porque ele pode ser copiado e modificado muito mais facilmente. Essas facilidades são o motivo pelo qual o software é útil; nós acreditamos que os usuários de um programa, e não somente seu desenvolvedor, devem ser livres para aproveitá-las.

Para demais leituras, por favor selecione uma seção no menu acima.

Nós também mantemos uma lista dos artigos mais recentes.

Introdução

VOLTAR AO TOPO


[Logo da FSF]“A Free Software Foundation (FSF) é uma organização sem fins lucrativos com a missão global de promover a liberdade de usuários de computador. Nós defendemos os direitos dos usuários de software.”

A Free Software Foundation é a principal organização que patrocina o Sistema Operacional GNU. Apoie o GNU e a FSF comprando manuais e produtos, afiliando-se a FSF como um membro associado ou fazendo uma doação diretamente à FSF ou via Flattr.